Descrição Geral: Sedutores, canalhas, misteriosos e encantadores. Os
Karuanas personificam o espírito misterioso e sedutor das águas dos rios da
Amazônia. Sua beleza é encantadora e seus modos costumam ser polidos e
charmosos, embora sejam também renomados por sua engenhosidade e ardis. Muitos
são mestres da Encantaria e dominam muitos dos segredos reservados apenas aos
mais talentosos Caapuãs.
Aparência: Seu semblante feérico é uma versão idealizada da beleza
indígena, eles são sempre figuras nobres e altivas, suas feições são alongadas,
sua pele é dourada pelo sol e levemente luminosa sob a luz da lua, seus cabelos
costumam ser completamente negros e lisos e podem vestir-se de forma elegante
ou com quase nenhuma roupa, embora gostem de adornos que ressaltem suas
esplendidas formas. Curiosamente, aqueles Karuanas cujo aspecto dominante é
Noite, apresentam-se com frequência dentro de um padrão de beleza mais
europeizado, com longos cabelos loiros, olhos verdes ou azuis e pele clara.
Estilo de Vida: Os Karuanas são o “Povo do Fundo”, criaturas das águas
que compartilham algumas características de seus primos distantes das águas
salgadas, os Merfolks, embora, por sua passionalidade e fascínio pelos mortais,
lembram um pouco o comportamento dos Sátiros. De todas as tribos Caapuãs, os
Karuanas são os mais suscetíveis a interagir com mortais e até mesmo colher o
Glamour de fontes humanas, eles também são considerados por muitos kithains
como a “Nobreza Caapuã”, embora o conceito de nobreza seja algo alheio a
natureza anárquica dos changelins nativos da América do Sul. Karuanas são seres
curiosos, encantadores e imprevisíveis. Sua inclinação para o domínio de
Encantarias e gênio indomável alimentam os temores de seus inimigos na mesma
medida que sua presença fascina tanto changelins quanto mortais. Infantes são crianças ativas e inteligentes
que forçam os limites dos adultos com suas travessuras e uma capacidade
impressionante para se livrar dos problemas com suas inocentes carinhas de
anjo. Estouvados são criaturas sensuais e devassas que se deleitam com os
prazeres que a vida pode oferecer, caóticos e intrépidos eles exploram os
limites desbravando novas fronteiras da arte, do conhecimento ou dos prazeres
carnais. Rezingões são criaturas sábias e poderosas que prezam o poder
acumulado ao longo dos anos e costumam buscar formas mais elaboradas de
explorar sua forte influencia sobre os outros seres. Karuanas ligados ao
aspecto Dia são “bonvivantes” divertidos que desfrutam dos prazeres da vida e
algumas vezes buscam preservar praias, córregos e nascentes. Já aqueles ligados
ao aspecto Noite costumam ser criaturas manipuladoras que veem os outros como
ferramentas para atingir seus próprios objetivos e desejos.
Afinidade: Seu reino de afinidade é Ator.
Heranças: “Benção do Rio” – Os Karuanas são capazes de respirar sob as
águas e não correm o risco de se afogar, eles também podem transmitir esta
características a outro Encantado ou mortais através do toque. “Beleza
Encantadora” – Eles recebem mais dois níveis do atributo Aparência em seu
semblante feérico durante a criação do personagem mesmo que o total eleve esta
característica acima de 5. “Semblante Animal”
– Por fim, os Karuanas podem se transformar em uma animal ligado ao rio,
assumindo todas as características naturais da criatura escolhida. Botos,
cobras, peixes e arraias, são escolhas comuns, mas ariranhas e poraquês são
opções igualmente válidas. Uma vez escolhido o semblante animal ele jamais
poderá ser mudado. Um ponto de Glamour é exigido para assumir o semblante
animal, mas não é necessário nenhum gasto para voltar a sua forma natural. Como
ocorre com os Puccas, ninguém pode estar olhando para o Karuana durante a
transformação. Karuanas jamais falham critico em testes de Lábia ou Natação.
Fragilidades: “Maldição da Paixão”: Os Karuanas são criaturas
passionais eles recebem uma penalidade de -2 para resistir a oportunidades de
usufruir dos prazeres e paixões da vida. “Dependente da água” - se forem
mantidos por mais de 48 horas longe de uma fonte de água em que possam
mergulhar, os Karuanas adoecem. Cada dia completo em que eles são mantidos
longe da água depois disso, os leva a perder um ponto de um atributo físico. Se
algum desses atributos chegar a zero, ele será incapaz de se mover. Se mais um
dia se passar depois disso, ele morre.
Citação: “Tenha calma minha pequena, ouça o som das águas correndo sob
o luar, temos uma linda noite e a lua nos convida a dançar”.
Ponto de Vista
Caiporas: “Difícil generalizar criaturas tão diversas, mas, no geral,
costumam ser companhias interessantes”.
Curupiras: “Anfitriões rabugentos e aliados poderosos, ninguém é
perfeito afinal”.
Mapinguaris: “Sua presença desagradável pode ser compensada pela sua
utilidade para nos livrar de problemas”
Elegbara: “Aliados sábios e confiáveis com os quais sempre se pode
contar, ainda que seja apenas para compartilhar uma bebida e ouvir boas
histórias”.
Kithains: “Intrometidos, arrogantes e mal educados. Felizmente estamos
aqui para lhes ensinar boas maneiras e indicar-lhes o caminho de volta para
casa”.
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