segunda-feira, 4 de junho de 2012

CURUPIRA



Descrição Geral: Os Curupiras são conhecidos como os espíritos protetores das regiões selvagens. Sombrios e brincalhões eles protegem os recantos mais isolados e exuberantes da floresta. Extremamente territorialistas, eles estiveram na linha de frente da resistência contra a dominação das regiões selvagens desde o tempo dos primeiros colonizadores europeus.  

Aparência: Seus corpos são cobertos de pelos castanhos, seus dentes são verdes e seus pés encontram-se caracteristicamente voltados para trás.

Estilo de Vida: A maioria costuma viver próximo a regiões de floresta e matas fechadas, como camponeses, mateiros ou guardas florestais, embora com a modernidade alguns Filhos de Jaci tenham desafiado as tradições ao reclamarem áreas urbanas como seus domínios. Eles amam a terra  costumam ser extremamente territorialistas, embora, por necessidade, possam aceitar a ajuda de outros Encantados para manter seus territórios seguros. Curupiras também são renomados por seu senso de humor incomum, que pode variar do escrachadamente brincalhão ao perigosamente sádico. Infantes são pequenos exploradores que passam o dia desbravando os segredos de um lugar especial, talvez uma mata próxima ou o sítio da família, eles adoram brincar de se esconder e se deleitam pregando peças em visitantes incautos. Estouvados costumam ser militantes resolutos da preservação do meio ambiente que podem eventualmente se aventurar fora dos limites de seu território, embora, nunca por muito tempo. Rezingões normalmente são criaturas solitárias que desfrutam de um exílio auto-imposto que torna praticamente impossível movê-los além dos limites de seu território. Curupiras cujo aspecto dominante é Dia são sábios guardiões dos locais sagrados que usam humor e engenhosidade para ensinar lições valiosas aos visitantes. Aqueles cujo aspecto dominante é Noite são anfitriões cínicos e cruéis que se divertem atormentando os viajantes incautos.

Afinidade: Seu Reino de afinidade é Cena.

Heranças: “Despistar” – uma vez que o Curupira consegue fugir dos olhos de seus perseguidores é impossível encontrar seu rastro, não há meio mundano ou sobrenatural de se rastrear um Curupira depois que você tira os olhos de cima dele. “Sentir Domínio” – Concentrando-se por um turno completo o Curupira é capaz de determinar instintivamente a localização de qualquer criatura inteligente que se encontrem tocando o chão de seu Domínio ou as plantas naturais conectadas a ele (piso de casas e prédios são considerados chão para curupiras de Jaci), o Curupira também é capaz de perceber qualquer ato de depredação perpetrado contra seu domínio, entretanto, não é possível discernir detalhes além do tamanho da criatura e noções sobre o seu deslocamento o curupira também não saberá de quem se trata a menos que já tenha algum conhecimento prévio sobre o ser em questão. Este poder virtualmente anula efeitos de Chicana, Ofuscação vampírica e a maioria dos dons e efeitos envolvendo invisibilidade, o Curupira pode até não conseguir ver o invasor, mas ele sabe exatamente onde ele está, pelo menos enquanto ele estiver tocando o chão de seu domínio. Curupiras jamais falham crítico em testes de Sobrevivência ou Furtividade.

Fragilidades: “Ligado a Terra” – Um Curupira deve clamar uma área da floresta, a margem de um rio, um bairro ou mesmo uma pequena cidade como seu território, quanto maior a área reclamada, maior o trabalho que o Encantado terá para tentar manter as coisas em ordem, nada maior que uma pequena cidade ou reserva ambiental pode ser reclamado como domínio de um único Curupira. Eles só podem recuperar Glamour dentro dos limites de seu domínio e não costumam afastar-se de lá por muito tempo, após 24 horas fora de seu domínio um Curupira passa a receber um ponto de Banalidade por dia, até que, eventualmente, seu Glamour torna-se menor que sua Banalidade, e o Curupira esquece sua verdadeira natureza. Uma única vez a cada mudança de categoria de idade (de Infante para Estouvado e de Estouvado para Rezingões), um Curupira pode abandonar seu antigo domínio e eleger um novo, ou mesmo ampliar seu domínio original, mediante o gasto de um ponto permanente de força de vontade.


Citação: “Como você não se preocupou em pedir licença ao entrar na minha floresta, não espere que eu seja educado ao chutá-lo para fora dela”.

Ponto de Vista
Caiporas: “Guerreiros que compreendem a missão que nos foi conferida pelos espíritos. Bons vizinhos e inquilinos quase sempre aceitáveis”.
Karuanas: “Criaturas poderosas que teimam em colocar seus desejos infantis a frente do que é realmente importante”.
Mapinguaris: “Inquilinos mal-educados, barulhentos e mal-cheirosos. Às vezes pode ser útil tê-los como vizinhos, mas, quase sempre é melhor mantê-los longe”.
Elegbara: “Criaturas sábias que compreendem nossa missão e mostraram-se dignos de confiança. Receba-os com cortesia e tenha a certeza que não conhecerá melhores visitantes”.
Kithains: “Invasores, mantenha-os o mais longe que puder”.

0 comentários:

Postar um comentário

TwitterFacebookGoogle PlusEmail